Mundo da Charcutaria
Mundo da Charcutaria
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Receita de Alheira: a linguiça portuguesa

Receita de Alheira: a linguiça portuguesa
Suporte A Cava
jul. 22 - 1 min de leitura
010

 

 

 

Uma linguiça típica da culinária portuguesa, originalmente, a alheira é feita apenas com carne de aves, pães e alho. Em Portugal na região em que foi criada ela é consumida grelhada ou assada, acompanhada por batata cozida com um fio de azeite e legumes da época.

A mais famosa é de Mirandela, da região de Trás-os-Montes além de ser considerada a de melhor qualidade, foi nomeada como uma das Sete Maravilhas De Portugal.

Aprenda a fazer essa Linguiça Artesanal

Nessa receita que vamos ensinar do Chef Orlando Colpani, da Bucaneiro Charcutaria, usamos carne suína e frango. Essa é a versão mais contemporânea das alheiras. Para quem não gostar de carne suína é só usar somente o frango e seguir o mesmo processo.

Convidamos também Sergio Lisboa, português e entusiasta da charcutaria, que nos presenteou com uma receita de um Pão Caseiro típico de Trás-os-Montes.

Em formato de ferradura esse embutido é levemente defumado. Para essa receita defumamos por 1 hora a 55 °C e fumaça.

Depois, deixamos por mais 3 horas só com a fumaça (para que tenha o sabor de defumado). Retiramos do defumador e deixamos por 3 dias na geladeira para secar bem antes de fritar e servir.

 

Confira o passo a passo no nosso vídeo, a receita completa você encontra na descrição dele:

 

https://youtu.be/u_KjFEfLBU8

 

 

 

 

 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você